20 de fev de 2010

PUBLICAÇÕES DOS ÚLTIMOS DIAS

Apanhado geral sobre a geração de sons graves em música:
http://teremin.blogspot.com/2008/08/o-extremo-grave.html

História e descrição do Trautonium e sua relação com os controladores atuais:
http://teremin.blogspot.com/2008/08/trautonium-e-os-ribbon-controllers.html

Conheça o primeiro sintetizador polifônico a ser comercializado, antes do órgão Hammond e com a mesma qualidade:
http://teremin.blogspot.com/2008/08/hammond-novachord.html

Uma discussão sobre Varèse e sua Ecuatorial, fruto de sua relação com Theremin, e os instrumentos da família:
http://teremin.blogspot.com/2009/10/varese-e-theremin.html

Se você não ler os links acima, está perdendo. Minhas últimas publicações são simplesmente o melhor que já postei aqui no blog.

Gente, tô preparando mega posts, assim como revisando os antigos pra esse blog servir de base confiável e completa para os interessados em theremin do país. Tô editando ou criando posts sobre a história do theremin em si, inclusive no Brasil. Prometo em breve entregar pra vcs alguns posts mostrando vários brasileiros tocando theremins, construindo theremins e se divertindo, gravando, etc.

4 de fev de 2010

Experimentação e muita diversão

Nessa postagem: cinco brasileiros diferentes, cinco experimentações diferentes, infinitas possibilidades com os theremins.

***

Um youtuber que se intitula Sombrancelha (sic!) construiu um theremin de brinquedo usando três rádios AM:

Para mais informações, procurem ele pelo youtube que eu não sei construir theremins^^

***

http://mysite.verizon.net/arthur_harrison/101/101_wirewrap_board_comp_side.jpg

Um tal Renato de POA construiu algo conforme a esquemática do Minimum Theremin. A descrição diz apenas: "Implementação de um Theremin apenas com a antena de frequência." Confiram:

O cara é músico, quem sabe vire mais um thereminista... A propósito, quem usa os theremins de Arthur Harrison nunca tem motivos pra reclamar, nem do som nem da tocabilidade. Por exemplo, no mesmo esquema "Minimum Theremin" que o Renato montou acima, o thereminista espanhol Jairo Moreno toca uma peça chamada Malvarmo:
http://home.att.net/~theremin1/Sounds/malvarmo.mp3
(pena que o terra não tava muito bem...)

***

Vamos apreciar "MEDO", uma peça de Diego Tartaglia tocada por ele mesmo com seus teclados e Theremin RDS. Os glissandos processados ficam mais evidentes lá pra 3:20:

Palavras do compositor-intérprete em itálico a seguir, explicando-se:

"Experimento sonoro com Alesis qs6.1 e RDS Theremin com efeitos processados pelo novation nova (FX). Os pads na introdução e aquele a nota bem grave que se mantém em toda faixa é o timbre GranularVox, do cartão de expansão Eurodance, ou do Vintage Synth, não me lembro bem agora. Os sons tipo S&H são do qs6, programação minha.

Um exemplo de como utilizar o theremin com efeitos externos ou modulando outros sintetizadores. Como idéia, vc pode ligar o out do theremin como input pra qualquer synth capaz de modular sinais externos, como fazem o micron e o nova que já testei, e muitos outros. É o que usei na experimentação "Medo", o theremin fica ainda mais fantasmagorico." - Diego

Muito obrigado pela explicação, Diego!

...e os experimentos não param! O Brasil é muito grande!

***

Fiquei muito feliz ao receber em dezembro de 2009 um email do thereminista Helvecio Parente, da banda Stormtroopers do Sucesso.

No seguinte vídeo (até então o único no YouTube dele tocando theremin) ele faz o tema de Star Trek num theremin com o campo reverso (kit Big Briar), como se fosse "pitch-only", sem dinâmicas:

Parabéns Helvecio!

Se quiserem ouvir um thereminista profissional tocando a mesma música, sugiro que dê o play em "Star Treck" na seguinte página:
http://www.cdbaby.com/cd/pimento/
É Robby Virus tocando um Moog Etherwave PRO, site: http://www.projectpimento.com/

Até eu tentei esse tema mas desisti, afinal, nem sou fã :-)

Vamos brasileiros! Percam o medo de se apresentar com theremin!

***

E por último eu mesmo, autor do blog. Eu não sei fazer essas coisinhas vanguardistas e talz, não sou tecladista de verdade, não entendo nada de processamento de audio, pedais, efeitos, etc... mas sei me divertir com theremin também todo dia o dia todo, desde acordar até o dormir.

Segue um vídeo caseiro, eu brincando no theremin ao acordar numa manhã qualquer, comemorando 5 meses exatos desde que botei as mãos no meu RDS Theremin. Nada melhor que uma filmagem vagabunda. O que eu mais gostei nesse vídeo foi a coragem de mostrar o registro de baixo do theremin, e o efeito de passarinhos no agudo.Olha:

Semi-nudez, e muita preguiça, excesso de espontaneidade.