31 de jul de 2011

Participação no Simpósio Hands OFF 2011

O sr. Anthony Springall me convidou para fazer uma transmissão ao vivo via webcam no domingo dia 31 de julho, para o Simpósio de Theremin Hands OFF 2011, que ocorre em Scarborough, North Yorkshire, Inglaterra, de 29 de julho a 1 de agosto, de sexta a segunda. O site do evento é http://theremin.tv/


http://theremin.tv/wp-content/uploads/2011/02/theremin_tv_logo1.jpg


Tudo isso ocorreu através do twitter @ThereminDepre. Lydia Kavina, Carolina Eyck e outros me assistiram tocar Garota de Ipanema via skype. A transmissão ocorreu entre 9 e 10 da noite, horário de verão de Londres, ou seja, entre 5 e 6 da tarde, horário de Brasília. Ano que vem quero estar lá pessoalmente.

A BBC Brasil fez uma matéria curta e simples sobre o evento, confiram:

.

30 de jul de 2011

Warabigami

Olá pessoal! Tenho duas novidades pra vocês.
  • Primeiro que criei uma página de FAQ - perguntas frequentes - para facilitar a comunicação com quem chegou agora e tá meio perdido no assunto.
  • A segunda novidade é que criei uma nova tag aqui no blog: Repertório, para ajudar aqueles que estão com um theremin em mãos e não sabem o que tocar. Nesse marcador novo vão estar as postagens com algum tipo de dica e material de suporte (partitura, cifra, playback e afins).
Para inaugurar o novo marcador, vou sugerir uma melodia bem simples e bonita.

Assistam o Duo Prhymx, de theremin (Yoko Onishi) e violão (Ikuo Mitani):


Warabigami é uma canção de ninar da região de Okinawa, Japão. Isso é tudo que eu sei sobre a música. Preparei uma partitura pra vocês inspirado na performance acima, que tem uma timbragem boa no registro mezzo-grave.


Clique na imagem acima para baixar ou ampliar JPG, ou se preferir, aqui tem a partitura em PDF para download:
http://scribd.com/doc/61258942

Outros links úteis:

"PRECISO DE MAIS MÚSICAS!"
Há melodias simples que são boas pra thereministas iniciantes, exemplo:
  • Amazing grace
  • Autumn Leaves
  • Over the rainbow
  • Summertime de Gershwin
  • When You Wish Upon a Star" by Leigh Harline and Ned Washington
A partir daí, é o famoso "se vira" :)

Sucesso!

2 de jul de 2011

o theremin mais bonito da cidade

http://www.soundslikeburns.com/resources/Items/ProwBox.gif

Depois de tanto tempo resolvi mostrar o B3 PRO pra vcs. É lindo o timbre dele, e tem um ótimo controle gradual de pianíssimos. Todavia, não é versátil como um Moog por exemplo (fiz review detalhada dele aqui no blog).



Prometi uma composição original para o B3 PRO Theremin, ela está em andamento. Em forma ABA', falta só ver uns detalhes na seção B e gravar bonitinho em estúdio e talz. A instrumentação será: theremin e sintetizador polifônico.  Só não sei quando vou ter tempo pra concluir isso.

UPDATE 15 JULHO 2011: morri x_x
Obrigado pelos embeds nas redes sociais Orkut e Facebook, das quais eu não participo nem pretendo participar. Mas o que me surpreendeu mesmo foi ser embedado lado a lado com o mestre Thomas Grillo, na página do produto! (clique na imagem para ampliar)



Esse vídeo foi feito sem pretensão alguma, só pra mostrar o timbre diferente dessa marca de theremin. Não recomendo para iniciantes. Mas é, até então, o timbre mais bonito de theremin que eu já vi pessoalmente. Muito humano, muito vocal.