21 de mai de 2015

Thorwald Jørgensen se apresenta no Rio

O grande thereminista Thorwald  Jørgensen tocará com a harpista Renske de Leuw no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, sexta, domingo e segunda dias 22, 24 e 25 de maio às 12h30 e 14h obras de Villa-Lobos,  Ravel e Popoff.


http://www.thorwaldjorgensen.com/sites/default/files/styles/sidebar/public/thorwaldjorgensen_1502.jpg?itok=Mw0Ao63X

Para quem não conhece, Thorwald estará em qualquer lista entre os 3 melhores especialistas em theremin do mundo nos dias de hoje. Anteriormente percussionista orquestral, dirigia uma banda sinfônica, mas decidiu se dedicar ao theremin com resultados surpreendentes e aprovação plena da comunidade internacional. Vejam por exemplo uma das dúzias de matérias sobre ele [x link em inglês aqui x].

mais informações (opção de download em formato Word™):
http://www.rioharpfestival.com/Programa.aspx

Calendário no site do Thorwald:
http://www.thorwaldjorgensen.com/nl/duo-j%C3%B8rgensen-de-leuw-x-rio-harp-festival-rio-de-janeiro


Demonstração de um pouco do que assistiremos pessoalmente no Rio:


...

Sabem o que isso significa num contexto mais amplo? Que, após a crise (que só chegou aqui agora), o Brasil definitivamente entrou para o circuito mundial de theremin de alto nível! Vc duvida? Primeiro tivemos Carolina Eyck em Curitiba, depois Miss Hypnotique em vários estados e agora o Thorwald no Rio!

E vc, tá contribuindo para a thereminização mundial e para a inclusão do Brasil na cena mundial de theremin erudito?



Comprei minhas passagens assim que soube e estarei tietando lá todos os dias. Todo apoio é pouco, para um artista desse porte dedicando-se a uma causa tão inglória!



ATUALIZAÇÃO - Sexta feira 22 de maio de 2015

 Estou sem palavras. Perfeição define.


Thorwald e Renske fizeram um repertório diversificado, incluindo obras originais para a instrumentação, assim como transcrições. Cobriram do impressionismo ao nacionalismo ibérico e brasileiro, passando pelo avant-garde. Uma harpista bem articulada e um thereminista com frases lindas e afinadas - valeu a pena cada minuto.



ATUALIZAÇÃO - Domingo 24 de maio 2015


Abriram com Vocalise de Rach, tascaram a floresta sombria de Andrew Popoff, depois fizeram estréia mundial da peça "Sirenum scopuli" do compositor canadense Victor Herbiet (is spelling right?).

Como não poderia faltar, tocaram a cantilena de Villa-Lobos, a serenata espanhola de Glazunov que é russo, mas teve também espanha-por-espanha nas 7 canções populares de Falla transcritas.

Então um pouco de descontração com o rouxinol de Alyabiev e finalizaram com o que não pode faltar num recital de theremin — o cisne do carnaval dos animais. Mas antes fizeram o cisne negro do Villa também.

A apresentação esteve lotada e foi filmada - possivelmente veremos na TV num desses canais de cultura ou do governo :)






ATUALIZAÇÃO - Segunda 25 de maio 2015

Após a última récita (CCBB/Teatro2 meio dia e meia, entrada franca), voltam para os Países Baixos. Mas antes, Renske e Thorwald foram agendados em entrevista para o jornal O Globo na terça-feira de manhã, que vai estar nas bancas na manhã de quarta dia 27 de maio.



…Ano que vem possivelmente tocaremos juntos! Por enquanto é tudo que posso dizer, mas vai rolar muito mais theremin no Rio em 2016 - tanto gringos quanto locais como eu. *suspense no ar*


ATUALIZAÇÃO - 1º de junho

Cobertura pelo jornal O Globo/RJ, basta seguir o link:


 …